Como conseguir cortar as unhas do meu gato do jeito certo?

 

Só de ler o título eu tenho certeza que você já ficou preocupado. Gatos que ficam apenas dentro de casa não precisam ter as unhas compridas para escalar árvores ou se defender de predadores. Além disso, cortar as unhas regularmente pode evitar acidentes que podem machucar o seu gato caso ele enrosque as unhas em locais perigosos ou até mesmo, evita arranhões nos familiares da casa como crianças e idosos. Vamos ensinar você a tornar todo o processo mais simples e prático no seu dia a dia.

 

Quando é recomendado?

A frequência do corte das unhas depende muito da atividade do seu gato mas no geral, as unhas das patinhas da frente necessitam de ser cortadas a cada quinze dias e as unhas das patas de trás apenas necessitam de um corte mensal na maioria dos casos.

 

Como acostumar meu gato a ser manuseado?

Primeiro temos que associar o manuseio como algo positivo e não tão somente quando o gatinho for tomar vacinas ou fazer procedimentos veterinários. Queremos que o gatinho sinta que cortar as unhas é algo simples e que não vamos fazer mal nenhum a ele. Por isso, é super importante acostumar o gatinho desde pequeno a ser manuseado mas nunca é tarde para começar! Vamos lá: 

 

1) Comece fazendo carinho nas patas do gatinho porém espere até que ele esteja relaxado para fazer isso. Aproveite os momentos em que ele estiver dormindo ou sonolento;

 

2) Faça carinho nas patinhas enquanto acaricia também outros locais favoritos do seu gatinho;

 

3) Repita o procedimento em todas as patinhas porém caso o gatinho acorde ou reclame, não force a barra, pare e retome novamente em outro momento. Vamos evoluindo aos poucos, gradativamente;

 

4) Assim que o animal se acostumar com o carinho, comece a massagear e a segurar as patinhas dele em sua mão aberta, mexendo nas unhas.  Continue dando carinhos e petiscos para elogiar o animal. Se quiser, dê um petisco exclusivo para esse momento.

 

Veja mais dicas e orientações sobre comportamento felino aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De quais ferramentas você precisará?

Há vários modelos de cortadores de unhas para gatos, mas todos têm basicamente a mesma função. O mais importante é que o objeto esteja afiado. Do contrário, a tarefa vai se complicar. Existem dois modelos primários de cortadores: tesoura e guilhotina.

  • As tesouras têm vários tamanhos, mas, se o objetivo for apenas aparar as pontinhas, prefira as menores. Se a unha for mais velha e mais durinha, prefira as maiores. Essas são mais fáceis de manusear.

  • Os cortadores estilo guilhotina têm uma lâmina deslizante e cortam as unhas quando se aperta os cabos. A unha se encaixa na fenda e é cortada quando você faz esse movimento. Eles são recomendados para unhas grossas e compridas.

  

Como cortar as unhas do meu gato do jeito certo?

 

Observe as unhas do animal. Existe uma parte mais grossa e uma parte rosada.

Essa parte rosada, também conhecida como "sabugo", contém vasos sanguíneos e nervos, portanto nunca não deve ser cortada.  O objetivo é aparar as pontas.

Em unhas transparentes, você verá que o sabugo tem um formato de triângulo rosa. Se o animal tiver unhas mais escuras, vá cortando aos poucos, procure pela mais clara de todas e pare de cortar quando chegar na parte cinzenta.

 

Não é recomendado remover as unhas de um gato, pois isso pode causar problemas físicos e/ou emocionais. Ao invés disso, apare as unhas de 15 em 15 dias, forneça arranhadores para o gatinho e dê maior bem-estar para seu gatinho durante o processo.

 

Precisa de ajuda para melhorar algum comportamento do seu gatinho? Clique aqui!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Feromônios: A comunicação química dos gatos

August 3, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes