5 Maneiras de acabar com o xixi fora do lugar

 

Os gatos possuem instintos que os levam a enterrar suas necessidades, por isso tem facilidade em aprender a usar caixinhas de areia. Se seu gatinho está procurando outros lugares na casa como almofadas, vaso de plantas, caminhas ou outros lugares, há algo errado. A mudança de comportamento do gato, ocorre para comunicar que tem algo diferente acontecendo, seja com mudanças ambientais desaprovadas por ele ou até mesmo problemas com sua saúde.

 

Saiba o que fazer para melhorar esse tipo de comportamento do seu gatinho:

 

1) Cuidados com a saúde

Xixi fora do lugar também pode ser um alerta para a saúde! Antes de encarar o gato como vilão, tenha em mente que ele pode estar sofrendo ou sentindo dor. Nesses casos, fazer xixi fora da caixa é uma forma de avisar que ele não está bem fisicamente e precisa ser examinado.  Por esse motivo, consulte sempre um veterinário.

 

2) Cuidados com caixa de areia

  • Tipo de caixa de areia:  Pode ser que a caixa de areia seja muito pequena para o seu gato, e ele se sente desconfortável nela. Gatos preferem em geral caixas largas. Se seu gato for mais velho, ele pode se sentir incomodado também se ela for muito alta, fique atento se ele sente incomodo ao usá-la e faz bem perto da caixa de areia.

  • Quantidade de caixas de areia disponíveis: É recomendado que o número de caixas de areia seja o número de gatos + uma. Por exemplo, se você tiver 2 gatos, tenha 3 caixas de areia. Sempre deve haver caixas livres e limpas para o uso.

  • Localização da caixa de areia: Locais com barulho ou muito movimento não são ideais para os gatos. Dê preferência a lugares mais tranquilos e calmos, sem muitos eletrodomésticos ligados como sua máquina de lavar,

 3) Cuidados com a Areia

  • Tipos de areia: A areia sanitária deve ser fina, uma vez que os felinos apreciam conforto. Areias perfumadas também devem ser evitadas, pois, normalmente não são bem aceitas.

  • Quantidade de areia:Se não tiver a quantidade necessária para que o gato enterre suas necessidades, ele pode não querer usar a caixa. Não precisa transbordar de areia, mas precisa ter o suficiente para que ele consiga cavar e enterrar.

  • Limpeza da areia: Gato normalmente utiliza a caixa sanitária somente quando ela está limpa. Para mantê-la limpa, remova os resíduos da caixa diariamente com uma pá própria ou com a peneira própria da caixa de areia. Além disso, realize uma limpeza completa da caixa sanitária regularmente com produtos de aroma bem suave ou neutro. 

4) Evite associações negativas 

Não dê broncas quando o xixi for fora lugar para que seu gatinho não passe a evitar fazer suas necessidades quando você estiver em casa. Reforce o comportamento de fazer no lugar certo com petiscos, carinhos e atenção. Seu gatinho vai adorar!

 

Saiba mais sobre adestramento e comportamento felino aqui!

 

5) Evite a marcação de território

Gatos não castrados têm necessidade de marcar território por meio da urina. Os machos costumam marcar o seu território mais frequentemente que as fêmeas. Consulte o veterinário de sua preferência para verificar a possibilidade de castração do seu gatinho. Além de melhorar quase 90% do comportamento indesejado, ainda traz inúmeros benefícios para a saúde do seu felino. Para evitar situações de estresse, também pode ser feita a gatificação ou o enriquecimento ambiental da casa, assim promovendo bem-estar para todos os gatinhos.

 

Saiba mais sobre gatificação e enriquecimento ambiental aqui!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Feromônios: A comunicação química dos gatos

August 3, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes