Por que os gatos gostam de água corrente?

 

Felinos são famosos por preferirem água corrente à água parada na tigela. Esse comportamento, para muitos, é curioso, mas se observarmos que os gatos domésticos na verdade tem uma relação extremamente próxima com os grandes felinos selvagens, entendemos que esse comportamento está relacionado com o hábito de procurar a água corrente dos rios, como seus ancestrais.
 

Porém, quando o gato não tem acesso a água corrente, esse costume pode causar problemas na rotina dos donos, como procurar água em cima da pia do banheiro ou mesmo ter problemas de saúde por conta de pouca hidratação diária, por exemplo.

 

​A Importância da Água

 

Os rins são órgãos que produzem urina a partir da filtragem do sangue. Sai na urina aquilo que não é bom para o organismo. Entretanto essa não é apenas a única função dos rins. Eles produzem alguns hormônios, controlam a pressão arterial e mantém o balanço hídrico e eletrolítico.​

 

Gatos naturalmente possuem menos néfrons que homens e cães e, portanto, já nascem com maior tendência a doenças renais, o que justifica mais ainda a necessidade de beberem mais água.

 

A urina dos gatos também é naturalmente mais concentrada que a nossa urina e a dos cães, fazendo com que o acúmulo de sedimentos seja mais frequente. Sedimentos podem se acumular no sistema urinário e formar os famosos cálculos ou pedras. Desse modo, que os gatos que bebem menos água terão uma urina mais concentrada e, consequentemente, mais cálculos urinários.

 

 

DICAS para aumentar a ingestão de água do seu gatinho:

  • FONTES DE ÁGUA

As fontes​ de água​ são ideais para os felinos mais exigentes e evitam que eles contraiam doenças parasitárias por consumo de água inadequada. Além de colaborar para o aumento da ingestão hídrica e evitar possíveis problemas renais no futuro, mantêm o frescor do líquido por mais tempo.

  • MAIS DISPONIBILIDADE DE ÁGUA

​Espalhar bebedouros pela casa e trocar a água diariamente: mais bebedouros facilita que o gato beba água em qualquer ambiente da casa.

  • ÁGUA FRESCA

Em dias mais quentes, pode-se adicionar água gelada ou algumas pedras de gelo na água para deixa-la mais fresca por mais tempo.

 

Para mais dicas sobre comportamento animal e adestramento, clique aqui!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Feromônios: A comunicação química dos gatos

August 3, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes